segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

# Por que ir ao psicólogo?



A típica pergunta que se não veio em sua mente, possivelmente alguém já lhe perguntou. Aproveitando o momento como futura profissional desta área, que ainda muitos não têm o real conhecimento do que seja e a quem se destina, hoje reservo o espaço para isso.
Assim como vocês acredito que muitos não buscam o psicólogo por alguns motivos: Por pensarem que apenas pessoas doidas e problemáticas precisam de um, fracas são as que procuram, os problemas psicológicos são hereditários ou por se decepcionarem achando que o profissional dessa área pode resolver os problemas de quem sabe anos, em um passe de “mágica” e descobrem que não é assim. O preconceito e a vergonha de perguntar impedem muitos.Quando diante de alguma dificuldade, a maioria tende a procurar alguém, um bom amigo, alguém que ouça e ajude. Outros preferem a companhia de uma boa música, jogar bola, dançar etc. Realmente tudo isso pode ser útil para superar as dificuldades, porém o alívio proporcionado é apenas momentâneo e superficial, quando não, representa apenas uma fuga.

A Psicologia, com suas técnicas científicas, pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, pois o objetivo maior é o autoconhecimento. É preciso deixar claro que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se você está certo ou errado, mas sim para pensar junto e ajudá-lo a chegar na verdade, em quem você realmente é.Infelizmente, o preconceito mistura-se com a ignorância, fazendo com que muitos deixem de se beneficiar do trabalho terapêutico. Participar deste processo ainda é considerado "coisa de louco" quando, na realidade, a alienação de si mesmo é que se torna um dos grandes geradores de conflitos.

Dentro do contexto do trabalho terapêutico os sentimentos são respeitados acima de tudo. É uma hora em que toda atenção está voltada totalmente para você, fazendo com que se obtenham resultados mais profundos e duradouros. O psicólogo pode, e muito, contribuir para que cada um chegue às causas de determinados comportamentos, levando a um conhecimento maior do seu próprio 'eu' e principalmente, resgatando sua auto-estima e amor-próprio.

E você o que pensa sobre? O espaço é seu!

(Texto Adaptado blog - profissão psicólogo).






Nenhum comentário: